Família: do primogênito ao caçula

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Achei umas revistas por aqui e ontem à noite estava lendo uma reportagem da Isto é de novembro/2007 entitulada: "Como conhecer seus filhos, do primogênito o caçula".


Segundo a reportagem, a ordem de nascimento influencia a personalidade de cada filho.

Um quadro resumia:


"Primogênito
Tem as melhores notas escolares. Está mais preocupado em corresponder às expectativas familiares. Geralmente assume as responsabilidades pelos pais na velhice. Pode ser o filho com maiores rendimentos. E também o mais realista.


Filho do meio
Tende a querer se diferenciar do mais velho, escolhendo uma profissão oposta à do primogênito. É possivel que tarde a escolher a carreira. Emotivo, pode desenvolver problemas de auto-estima por não ser nem o primogênito nem o caçula.


Caçula
Está mais disposto a correr riscos. Há maior probabilidade de ser artista, esportista, aventureiro ou empreendedor. Costuma ser o mais engraçado da família".

Lá em casa, eu sou a primogênita de 4 irmãos. Só o caçula é do sexo masculino. E com certeza ele é o mais "relax" e também o que tem tendências artísticas (grande talento para o desenho). Nesses dois itens, a pesquisa acertou.

Lembro do meu pai dizendo: "você é a mais velha, tem que dar o exemplo pros seus irmãos". Acho que isso foi verdade no caso da 3ª filha. Minha irmã creio que se espelhou em mim. Como eu tinha realmente bom desempenho escolar (a pesquisa acertou nisso também! rs) e sempre era elogiada pela família por ser inteligente, ela, que inicialmente tinha algumas dificuldades na escola, esforçou-se muito para superá-las. Ela dizia que queria ser tão inteligente quanto eu (quando ela foi apresentar a monografia, nem me deixou assistir: "eu vou ficar mais nervosa com você lá do que com a banca de avaliação"... Como se eu entendesse algo da área jurídica! rs). E ela conseguiu superar todas as dificuldades, é super inteligente e uma advogada competente e com futuro promissor.

A 2ª filha tem mais características de "irmã do meio", com todas as tendências em ser "a diferente". Dia desses, quando liguei pra casa, minha mãe me falou que minha irmã fez mais uma daquelas mudanças inovadoras no visual. No dia seguinte, minha irmã me mandou um e-mail contando: "Tathi, pintei o cabelo de vermelho..." - essa não é a novidade, ela adora ficar com os cabelos vermelhos, a novidade vem agora - "...e fiz uma franja preta"! Bem, ela até que está ficando discreta com a idade... rs. Lembro quando o cabelo dela estava vermelhão com as pontas amarelas! rs. Nessa época, embora ela já tivesse mais de 18 anos, mamãe ficou uns dois dias sem falar com a menina por conta disso. Ela reclama: "mamãe é muito conservadora e me limitou na infância, senão eu faria muito mais coisas!". rs.

Engraçado como 4 filhos criados juntos têm personalidades tão diferentes!

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes