Sorte ou Azar?

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Então que uma das notícias "ruins" é que eu bati o carro no domingo. Estava dirigindo, os 2 pneus da frente furaram (diz meu irmão que isso deve ter sido macumba! rs), perdi o controle do carro, mas consegui frear de forma que o impacto não foi grande e nada aconteceu comigo! Daí, nada ter acontecido comigo (nem com ninguém, pois bati num poste) foi sorte. Bater o carro e ficar a pé o resto da folga (se é que posso chamar assim) foi azar.
Mas no fundo, foi mais sorte que azar. Meu carro vai ser consertado por conta do seguro (inclusive várias coisinhas que tinham que ser feitas antes da batida) e ainda tive desconto - e parcelamento - na franquia (meu pai conhecia o mecânico para onde a seguradora levou o carro!)... Se eu fosse fazer tudo por conta própria ia gastar maior grana! Grana que, na verdade, não tenho... Então, não ia gastar (porque não gasto o que não tenho), mas o carro ia continuar com aquelas coisinhas por fazer até Deus sabe quando.
Fazendo o balanço, o saldo foi positivo e a meu favor...

Isso me fez lembrar uma história...

Sorte ou Azar
Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Justamente nesta dia passou em sua rua uma cavalaria, que levava um potrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: "Seu filho é de sorte!" "Por quê?", perguntou o pai. "Ora", disse ele, "seu filho queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um potrinho. Não é uma sorte?" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", comentou o pai.

O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu. Desta vez, o vizinho diz: "Seu filho é azarento, hein? Ele ganha um potrinho, cuida dele até a fase adulta, e o potro foge!" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", repetiu o pai.

O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: "Seu filho é de sorte! Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", responde novamente o pai. Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna. Vem o vizinho: "Seu filho é de azar! o cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", insiste o pai.

Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho: "Seu filho é de sorte..."

Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece azar num momento, pode ser sorte no futuro.

Do livro: O Sucesso não Ocorre por Acaso - Dr. Lair Ribeiro - Ed. Objetiva

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes