Blogagem Coletiva - Contra Pedofilia

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008



A Luma convidou e eu não poderia me omitir.

Parece que a inocência hoje em dia é pecado. Porque o mundo não se esforça para preservá-la. Ao contrário, prevalece a impunidade para quem a corrompe.

Antigamente, as meninas brincavam de boneca. Hoje, os adultos acham que podem usá-las como brinquedo. Antigamente os meninos brincavam na rua. Hoje nem é preciso sair de casa para encontrar um bandido (que, geralmente, aparenta ser uma pessoa normal e vive sem problemas inserida nos círculos sociais). Eles estão na internet e os pais estão ocupados demais ou desinformados demais para orientar seus filhos. Eles estão andando livremente, nos parques, nas escolas... Eles podem estar dentro da própria família. Esse mal, encorajado pela impunidade, estende seus tentáculos e se faz presente em todas as classes sociais.

"Dados estatísticos apresentam que grande parte da violência contra crianças acontece dentro de casa". Ora, abusos são cometidos pelas próprias pessoas que deveriam proteger a criança!Estatísticas precisas não existem, nem mesmo nos países ditos desenvolvidos. Medo e vergonha levam ao silêncio, por isso muitos casos ficam sem ser denunciados.

Indícios de que uma criança está sofrendo abuso:

Mudança brusca de comportamento: irritabilidade, distúrbios de fala, agressividade, depressão, fica muito introvertida, sensível, chora sem motivo. Sintomas físicos: às vezes há queixas de dores, irritabilidade na vagina, que pode ser notada quando a mãe vai dar banho e a menina se queixa; começar a fazer xixi na cama quando já não fazia mais e masturbação compulsiva; a criança dorme mal, tem pesadelos, agitação, sinais de um quadro de estresse pós-traumático.

Atitude dos pais (ou da mãe) para saber se há abuso:

Dificilmente a criança vai falar abertamente. É preciso questionar a criança de forma mais lúdica estimulando desenhos, bonecos que ela possa usar para simular situações do cotidiano... E estar sempre de olho no seu comportamento.

Como a internet tem sido importante fator para disseminar esse mal, é preciso haver controle sério no seu uso.

Pais, estejam atentos. O abuso infantil tem consequências físicas, psicológicas, afetivas, sociais... É sempre melhor prevenir do que remediar.

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes