Opinião

quinta-feira, 6 de março de 2008

Bom, como eu já disse, as coisas aqui no meu trabalho são dinâmicas. Daí que mudou a programação (de novo). E eu, aproveitando as horas livres resultantes desse pequeno período de "reestruturação", entrei no Yahoo Respostas - coisa que eu não fazia há um bom tempo. Encontrei lá uma pergunta que vou transferir para cá:

"O que vocês acham do processo a respeito da pesquisa com células-tronco?"
A pergunta feita no Yahoo foi bem genérica. As células-tronco são promissoras para o tratamento de várias doenças então, inicialmente, todos seriam a favor da pesquisa utilizando essas células. No entanto, a discussão vai mais além. Aprofundando-a, poderia ampliar essa pergunta, sugerindo outras questões:

"É adequado utilizar embriões produzidos para fins reprodutivos e não utilizados, cujos prazos legais de utilização foram ultrapassados, para gerar células tronco embrionárias ?

É aceitável produzir embriões humanos sem finalidade reprodutiva apenas para produzir células tronco ?

A justificativa da necessidade de desenvolver novas terapêuticas está acima da vida dos embriões produzidos para este fim?"

Vocês devem saber que isso está em discussão aqui no Brasil, inclusive sendo julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). E eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto. Não darei a minha opinião hoje, esperarei as manifestações de vocês.
Mas deixarei algumas informações sobre o assunto, além de algumas considerações dos cientistas:

- Existem vários tipos de células-tronco. Uma resumida explicação que achei satisfatória (fonte aqui):

"Células-tronco totipotentes ou embrionárias - São as células-tronco capazes de se diferenciar em qualquer tecido do organismo humano. Correspondem às células resultantes das primeiras divisões celulares, após a fecundação. Encontram-se nos embriões.
Células-tronco pluripotentes ou multipotentes - São as células-tronco que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, exceto a placenta e os anexos embrionários.Como as anteriores, encontram-se apenas nos embriões.
Células-tronco oligopotentes - São as células-tronco capazes de diferenciar-se em poucos tecidos. São encontradas em diversos tecidos, como no trato intestinal, por exemplo.
Células-tronco unipotentes - São as células-tronco que apenas conseguem diferenciar-se em um único tecido, ou seja, o tecido a que pertencem."

Ou seja, as células-tronco não são unicamente obtidas de embriões. Podemos obter, por exemplo, células-tronco da medula óssea. Há, inclusive, estudos que utilizam células-tronco adultas.
O ser humano adulto, porém, não terá células-tronco totipotentes ou pluripotentes. Por isso surge a discussão sobre obter células-tronco a partir de embriões.

- Embora haja pesquisas sobre células-tronco adultas, vários cientistas alegam que a célula-tronco embrionária tem maior potencial. Alegam também que devem ser estudadas para que se possa obter informações sobre os eventos complexos que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião humano - o que, por sua vez, permitirá saber como as células-tronco indiferenciadas tornam-se células de determinados tecidos.
- Os cientistas concordam que o cordão umbilical tem potencial para ser fonte de células-tronco que são pluripotentes. Inclusive, algumas insituições já armazenam o cordão umbilicar e o sangue proveniente deste.

- Uma outra pergunta que influencia diretamente na opinião a respeito das pesquisas com células embionárias: "Em que momento, efetivamente, começa a vida?"
Esse é um dos pontos de discordância entre os cientistas, o que vem a acalorar as discussões a respeito do uso de embriões. Alguns consideram que a vida começa a partir da fecundação, outros preferem considerar que se inicia com a atividade neural (já que, fazendo o caminho inverso, o fim da atividade neural é considerado morte).
Obs: Acredito que, em geral, aqueles que consideram que a vida se inicia na fecundação tenderão a ser contra o uso de embriões, enquanto os que acreditam que a vida começa mais tarde tenderão ser a favor. Dito isso, nem preciso dizer que a Igreja se manifesta contra, né?

Bom, é isso aí. Deixem suas opiniões no comentário. :)

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes