Sobre arrependimentos

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Estava lendo algumas coisas na semana passada, pensando sobre arrependimentos e oportunidades.
Algumas pessoas dizem que se arrependem das coisas que não fizeram. Eu, estranhamente, não. Se me arrependo de algo, é de algo que fiz. Porque viver se lamentando pelo que deixou de fazer me soa meio como uma covardia, sei lá... Ter medo é normal, mas viver sem nunca arriscar não é bem viver, é passar meio sem emoção pela vida.

Dentre meus arrependimentos, sem dúvida, os maiores são as mágoas que causei a pessoas que não mereciam. Porque nas nossas buscas por respostas, somos muitas vezes magoados, mas magoamos também. Tenho aprendido que isso não torna ninguém mau... Apenas somos suscetíveis a falhas, a escolhas erradas. Somos todos humanos e, por isso, não gosto muito de dividir as pessoas em boas ou más (embora, em alguns casos, seja quase impossível não fazê-lo - talvez por sobressair as boas ações ou as ações ruins. Mas creio que a maioria das pessoas possui um certo equilíbrio entre os dois lados).

Nesses dias, uma frase me ronda a mente:

"Qual de nós pode, voltando-se no caminho onde não há regresso, dizer que o seguiu como o devia ter seguido?"
(Fernando Pessoa, livro do Desassossego)

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes