Transtorno Bipolar

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Preciso voltar ao psicoterapeuta/psiquiatra que me atendeu cerca de 3 meses atrás. Mas ele não atende mais pelo meu plano de saúde. Infelizmente, pois foi o único que conseguiu fazer um pré-diagnóstico (não definitivo) do que eu posso ter. Transtorno bipolar. Já ouviram falar? Resumidamente, trata-se de alternância entre fases de depressão e euforia.

Aqui, uma reportagem sobre o assunto: Tudo bem, tudo mal.

Abaixo, a mente instável, que retirei da reportagem. (Não sabia que o transtorno afetava a capacidade de dar continuidade às tarefas, mas agora entendo porque sempre me frustro com minha própria falta de persistência)



























O diagnóstico não é fácil, porque geralmente se confunde com depressão. Realmente minhas fases depressivas são muitíssimo mais extensas do que as fases de euforia. Mas, segundo “meu” psicoterapeuta/psiquiatra, basta um único episódio de euforia para caracterizar o transtorno. Além disso, a “fase de euforia” pode ser, na verdade, uma fase de comportamento agressivo. Ainda não tenho certeza quanto ao pré-diagnóstico, mas minha família não tem dúvidas. Sempre disseram que minhas variações de humor não são normais.

Acho que vou procurar o psicoterapeuta/psiquiatra, mesmo que tenha que pagar. Só eu sei quanto esforço tenho feito para me obrigar a sair de casa pra trabalhar. Ando desanimada ao extremo. Cansada. Sofrendo de insônia e dores de cabeça diárias. Está começando de tudo de novo...

Ah! Encomendei um livro sobre o assunto: “O Enigma Bipolar”. Quando começar a ler, eu comento por aqui.

“A beleza do mundo tem duas margens, uma do riso e outra da angústia, que cortam o coração em duas metades”. - Virgínia Woolf

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes