Uma crítica amadora (porque blog as vezes pode ser cultura! rs)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Sempre gostei de ler, mas ultimamente estava tão dispersa que não conseguia ler um livro até o final. Finalmente a "maldição" foi desfeita e, pra comemorar, farei uma crítica amadora do livro que li.

Título: 616 - Tudo é Inferno.
Autores: Angel Gutierrez e David Zurdo

O título não engana: é um livro "pesado". Ler as 304 páginas deste livro em um único dia me rendeu uma boa dor de cabeça.
A história é intrigante; e isso, aliado à minha curiosidade (às vezes excessiva) foi o que me fez ler o livro tão rapidamente. De qualquer forma, não recomendo essa leitura para pessoas que sejam facilmente impressionáveis.
Em minha modesta (e, aliás, estritamente particular) opinião, a maioria dos argumentos utilizados para defender a história são, até certo ponto, fáceis de refutar - desde que o leitor conheça outras hipóteses para algumas perguntas sugeridas pelo autor. Para outros leitores, os argumentos serão inaceitáveis não por lógica, mas por questões de fé. Uma falha que encontrei: o autor, por vezes, sugere alguma polêmica sobre determinados assuntos (como alguns trechos de textos apócrifos) sem, no entanto, gerar teorias a respeito - mas creio que isso passaria despercebido para muitos leitores.

Resumidamente, posso dizer que o livro trata de um padre católico especializado em investigar assuntos classificados como "sobrenaturais" ou "inexplicáveis". Os acontecimentos se dão de forma tal que levam este padre ao encontro de outros personagens como uma psiquiatra em conflito pessoal e um idoso com deficiência mental (daí o que inicialmente parece uma história paralela se entrelaça com as investigações do padre).
Curiosidade: uma informação que o livro traz (e eu desconhecia até então) é que o n° da besta é, originalmente, 616 (e não 666 divulgado pela bíblia e igrejas).

Bom, agora é controlar minha tendência à dispersão e terminar de ler "A menina que roubava livros", além de mais dois outros livros que comecei a ler em paralelo. O que, aliás, pode acabar rendendo outros posts...

PS - resumo do livro escrito de uma forma um pouco diferente: http://pt.shvoong.com/books/novel/1683363-616-tudo-é-inferno/

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes