Reflexões

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Finalizada a leitura do livro.
Alguém tem indicação de livros que eu possa fazer download? (se o sistema daqui permitir, claro)

Mais algumas passagens interessantes do livro "Senzala" para reflexão:

“A consciência de cada um de nós é um tribunal permanente e nós nos julgamos, natural e automaticamente, sem necessidade de interferências exteriores. Quando, na apreciação do fato infeliz, nos sentimos culpados, esse sentimento de culpa passa a ser assim como uma sentença condenatória que vai nos exigir reparações permanentes até que, também na nossa própria consciência, a contabilidade do cartório criminal dê o pagamento da pena por ressarcido.”


“... não há culpa que não tenha um preço dentro de nós mesmos, e que não carreguemos indefinidamente até pagá-lo”.

“... Espírito algum ascenderá às Alturas enquanto estiver ligado a culpas por sofrimentos alheios, de vez que quanto mais evoluímos, mais nos envergonhamos do mal que tenhamos feito, e é natural que nos recusemos a avançar demasiado com tais problemas na retaguarda, a nos exigir solução dentro de nós mesmos”.

“...o pecado, meu amigo, não é o ato que contraria a lista das proibições religiosas, mas o ato que resulta em nossa consciência, na apreciação de hoje ou na consideração de aqui a um século, em um sentimento de culpa. Pecado, pois, para defini-lo melhor perante a vida, é todo ato humano que resulte em culpa, em sentimento de culpa, perante o tribunal de nossa própria consciência. É, pois, uma sentença condenatória cuja pena cumpriremos, mais dia menos dia, ou com as moedas do amor mais puro quando encontramos compreensão das nossas vítimas, ou com as lágrimas mais amargas quando estas nos exigem olho por olho, dente por dente”.

“...o segredo da felicidade é viver de tal forma que nossa consciência não registre culpas que possam suscitar-nos problemas de reparação”.


3 comentários:

Alexandra on 27 de junho de 2012 às 16:51 disse...

Tathi usa essa tabela
http://dl.dropbox.com/u/20105045/index.html

Tathiana on 27 de junho de 2012 às 21:50 disse...

Valeu a dica!
Bjs.

Branca on 27 de junho de 2012 às 22:29 disse...

Tathi, infelizmente não tenho dicas de livros pra download, não gosto de ler no pc, me dói a vista... Mas que tipo de livros você curte, de repente eu possa sugerir algum que dê pra encontrar online rsrs
Beijinnhos

 

Copyright © 2010 Laço do Infinito by: Templates Mamanunes
Imagens Vetoriais: Easy Vectors Edição: Mamanunes